sábado, 5 de outubro de 2013

VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS















A história começa durante a Revolução Industrial, no final do século XIX, na Inglaterra.  Numa agência de empregos, um nobre inglês, Philias Fogg, consegue um mordomo, o mulherengo Passepartout.  Fogg é mais conhecido por sua extrema pontualidade, por ter vários relógios em casa e por suas obsessões, como apenas comer a torrada em uma temperatura exata e dividir o armário em roupas para manhã, tarde e noite e de acordo com as estações do ano. 

No mesmo dia em que contrata Passepartout, Fogg acaba, por causa de seu espírito aventureiro e desafiador, aceitando uma aposta com os membros esnobes do igualmente esnobe Reform Club, de que conseguiria dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias. 

Junto com Passepartout, Fogg, usando toda sua riqueza, faz a sua viagem, tendo que lidar com o resgate da princesa Auoua, na Índia, com o ataque de índios nos Estados Unidos, onde seu mordomo é capturado pelos Sioux, com a perseguição do detetive Fix, que acredita piamente que o sr. Fogg é um ladrão de bancos profissional, com os indianos que consideram a vaca um animal sagrado e com muitas outras confusões.


Baseado na famosa obra de Júlio Verne, "A Volta ao Mundo em 80 Dias" é um excelente filme de aventuras que conta com um elenco estelar onde, entre muitos, encontram-se David Niven, Buster Keaton, Marlene Dietrich, Frank Sinatra, Charles Boyer e Trevor Howard.  Cantinflas, o famoso comediante mexicano, em sua primeira aparição num filme americano, está maravilhoso.  David Niven e Shirley MacLaine merecem igualmente destaque.

A sensacional trilha sonora de Victor Young tornou-se uma das mais populares do cinema.  A fotografia, também ganhadora de um dos 5 Oscars que o filme arrebatou, é simplesmente magnífica, com tomadas de belos postais dos diversos países visitados.  O figurino é de primeira qualidade e também merece ser destacada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário