domingo, 27 de outubro de 2013

CORAÇÃO VALENTE










































No século XIII, após a brutal morte de sua esposa, o escocês William Wallace (Mel Gibson) jura vingança contra aqueles que lhe tiraram a sua razão de viver. Tal vingança acaba sendo o ponto de partida para uma rebelião dos escoceses contra o tirano rei inglês Edward I (Patrick McGoohan), tendo como principal objetivo libertar a Escócia para sempre do domínio da Inglaterra.
Um filme épico! “Coração Valente” merece todos os louros que recebeu por diversos fatores. Seja pela direção do Gibson, que em seu segundo filme como diretor, conseguiu passar a atmosfera da Escócia do século XIII, seja nos ângulos de câmera, seja em como fazer com que os atores fossem os mais reais possíveis em suas atuações. E por falar em atuações, temos um elenco afinado, que realmente passa a garra, a luta e porque não a irreverencia de um povo que acreditou na sua causa.
A fotografia do filme também é digna de Oscar, além da maquiagem, que transmite desde a beleza da realeza, até a brutalidade dos campos de batalha. É um filme brutal! Para quem tem estômago, pois as cenas de luta são muito bem feitas!

Algumas pessoas podem não saber, mas William Wallace realmente existiu, e foi um ícone na luta pela independência da Escócia. Tanto que a atmosfera do filme é baseada nisso, em como ele se tornou um ícone, sejam os fatos aí retratados totalmente verdadeiros ou não.
O filme vale ser visto por se tratar de história, mas não apenas de uma história que está nos livros, mas sim a história do nascimento de um ícone, de um personagem que não somente foi real, mas que transcendeu a sua morte. Acho que o nome e a imagem de William Wallace ainda ecoam pelos campos montanhosos da Escócia, e foi exatamente isso que Gibson contou em seu filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário