terça-feira, 1 de outubro de 2013

RASTROS DE ODIO
























"Rastros de Ódio" não é apenas o melhor filme do mestre John Ford. Foi incluido em várias listas como um dos melhores de todos os tempos em todos os gêneros. Poucos filmes têm a densidade psicológica deste drama das pradarias que narra a busca obstinada de Ethan, um homem duro e insensível, por vingança. Índios incendiaram a casa de seu irmão e de sua cunhada, mataram toda a família e raptaram suas duas sobrinhas. Uma delas é encontrada morta, e a outra, na visão de Ethan, está perdida para sempre e deve morrer... assim que ele a encontrar. Sua busca atravessa os anos como seu único objetivo de vida, atravessa as estações e nada pode perturbá-lo.
As planícies áridas, rios gelados e campos dos Estados do Arizona e Utah e os desertos da fronteira com o México foram os cenários escolhidos pelo diretor John Ford para rodar seu "Rastros de Ódio".
O filme se transformou numa referência de western para os cineastas. Steven Spielberg, George Lucas, Martin Scorcese e Wim Wenders declararam sua veneração à fita. Em "O Estado das Coisas", Wenders rendeu uma homenagem a "The Searchers", mostrando o cartaz do filme em um cinema de Portugal.
O roteiro foi escrito por Frank S. Nugent com base no livro de Alan LeMay. A chave para a compreensão desta obra, repleta de aventura e episódios de profundo significado humano, é entender que a busca empreendida por Ethan Edwards (Wayne) é a busca de si mesmo - um homem embrutecido pela guerra, que perdeu sua família, sua alma e suas raízes - e provavelmente nunca mais as encontrará.
Na cena final, Wayne presta uma homenagem ao seu mentor e amigo Harry Carey - astro dos faroestes do cinema mudo e, na época, falecido havia pouco tempo -, segurando o braço da mesma forma que Carey costumava fazer nos filmes.
ELENCO
John Wayne...
Jeffrey Hunter...
Vera Miles...
Ward Bond...
Natalie Wood...
John Qualen...
Olive Carey...
Henry Brandon...
Ken Curtis...
Harry Carey Jr....
Antonio Moreno...
Hank Worden...
Beulah Archuletta...
Walter Coy...
Dorothy Jordan...
Ethan Edwards
Martin Pawley
Laurie Jorgensen
Rev.Cap. S. J.Clayton
Debbie Edwards (older)
Lars Jorgensen
Mrs. Jorgensen
Chief Cicatrice (Scar)
Charlie McCorry
Brad Jorgensen
Emilio Figueroa
Mose Harper
Wild Goose Flying
Aaron Edwards
Martha Edwards
FICHA TÉCNICA
Produção:
EUA 1956
Título Original:
The Searchers
Gênero:
Ação/Western
Roteiro:
Frank S. Nugent
Obra Original:
Alan Le May (Livro)
Fotografia:
Winton C. Hoch
Montagem:
Jack Murray
Produtor:
C.V. Whitney
Diretor de Arte: James Basevi
Frank Hotaling


Nenhum comentário:

Postar um comentário